DSCN0452A presidente da Comissão de Direito do Idoso da OAB Ceará, Ana Lúcia Gondim, na tarde desta quinta-feira (18), destacou o papel da Comissão frente aos casos de maus tratos contra os idosos. O balanço de 2014, feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), registrou 1.300 casos somente no Ceará, uma média de três ocorrências por dia.

A presidente salienta a inversão de valores, a desigualdade de renda, a falta de educação como fatores que ocasionam a violência contra o idoso, “por ele ter menos poder de defesa frente à sociedade”, afirma. Ainda de acordo com Ana Lúcia, a violência contra o idoso, na maioria dos casos, é cometida pelos familiares, ou parentes, tanto por danos físicos e principalmente financeiros. “Tem casos de parentes que se apropriam do benefício do idoso, do cartão do banco, com a desculpa de que vai protegê-lo da fila e do deslocamento ao local. No entanto, ele se apropria do dinheiro e distorce a finalidade da renda do idoso”, pontua.

A presidente fala ainda que a Comissão tem trabalhado com outros órgãos voltados a proteção do idoso, com a finalidade de propor políticas em sua defesa.         Ana Lúcia acredita que debater o tema é de suma importância para conscientizar a todos sobre o respeito que se deve ter com o idoso.