Nas últimas semanas, veículos de imprensa repercutiram os desmentidos casos sobre o presidente do Conselho Federal da OAB, Felipe Santa Cruz. O advogado e a Ordem dos Advogados do Brasil foram atacados por inúmeras informações falsas nas redes sociais, conhecidas como fake news. Uma das postagens afirmava que o presidente da OAB nacional estava ao lado do italiano Cesare Battisti, em uma foto tirada no presídio da Papuda, em Brasília, no ano de 2009.

Uma nota foi divulgada explicando que Felipe Santa Cruz não estava na imagem e ressaltou que o compartilhamento de mensagens falsas pode ocasionar sanções penais aos responsáveis pela propagação das mentiras. Somente no Facebook, mais de 100 mil compartilhamentos foram realizados. A OAB, inclusive, repassou à Polícia Federal uma lista com os perfis por trás dos ataques.

Aqui, chamo atenção para a dificuldade que foi localizar as origens dos conteúdos, bem como de seus autores. É necessário entender que as fake news são uma ameaça à nossa democracia. São mentiras formuladas para induzir uma comoção sobre um determinado assunto.

A internet está virando um verdadeiro depósito de informações manipuladas. Cada vez mais estão sendo misturados acontecimentos com informações criadas por alguém, com o objetivo de confundir pessoas para finalidades diversas. Isso é um perigo real e muito delicado para quem está sendo atingido.

Por enquanto, destaco a conquista obtida com o Marco Civil da Internet, oficialmente chamado de Lei N° 12.965/14, ao prever a retirada de conteúdo indevido da rede, pela via judicial, bem como da determinação de diretrizes para a atuação do Estado. Não obstante, é preciso avançar mais. É necessário criar e fortalecer mecanismos efetivos de combate à essa difusão de notícias falsas, promovendo campanhas informativas, intensificando ações de inteligência, fortalecendo o jornalismo profissional, entre outras medidas.

É preciso perceber a necessidade da busca por verdadeiras fontes de notícias. Entendermos a dimensão sobre a importância das notícias e como a sociedade pode ser impactada por elas.

Estamos caminhando na direção de um mundo que poderá não saber mais distinguir a mentira da verdade. Precisamos dar um basta nas fake news! Não podemos aceitar que notícias falsas construam um futuro real.

Clique aqui e confira o artigo publicado pelo o Jornal O Povo

Erinaldo Dantas