No período de 13 a 24 de maio, a Comissão OAB Vai à Escola da Subsecção Cariri Oriental, realizou visitas em colégios das cidades de Brejo Santo, Jati, Penaforte e Mauriti, com a finalidade de fortalecer a luta e conscientizar ações em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Ao todo, 11 escolas e mais de 4.000 estudantes foram impactados pela ação, que trazia em seu conteúdo informações sobre como denunciar e locais de denúncias, tais como: o Disque 100 e as delegacias. Segundo o Presidente da Comissão OAB Vai à Escola, Vicelmo Sales, foi apresentado e entregue aos alunos, cartilhas que abordavam os tipos de violência e abuso sexual. “O assunto foi trabalhado por equipes, onde em cada sala permanecia um advogado, um conselheiro tutelar e um professor para falar sobre o assunto”, disse.

Toda a comunidade gestora, professores, funcionários e alunos das escolas participaram do momento. Vicelmo Sales disse que a ação foi de suma importância, uma vez que “Possibilita às vítimas identificarem a agressão ou o abuso sofrido e, em seguida, realizar a denúncia”. Ele afirmou, ainda, que o maior objetivo da ação foi “promover informações e esclarecimentos às crianças e adolescentes, bem como aos gestores escolares ”. Além disso, o Presidente da Comissão OAB Vai à Escola destacou sobre como a OAB pode ajudar nesses casos de violência. “A OAB, entidade representativa e fiscal da lei, pode ajudar na prevenção e combate a esse tipo de crime, realizando atividades voltadas para a orientação de toda sociedade”.
Apoiando a iniciativa, o Presidente da Subsecção do Cariri Oriental, Armando Basílio, destacou que “a diretoria da subsecção sempre prestará irrestrito apoio às comissões temáticas. As atividades desempenhadas no mês de maio foram de suma importância para conscientização e prevenção de uma prática repugnante, que é a violência sexual em desfavor de crianças e adolescentes”.

Quando perguntado sobre a existência de outras ações que estariam sendo planejadas sobre o assunto, Vicelmo explicou que está tentando viabilizar palestras de cunho informativo para os profissionais que iriam se candidatar às vagas de conselheiro tutelar na região. “Estamos tentando montar uma estrutura informativa para ministrar palestras para os futuros conselheiros tutelares, pois nesse ano haverá eleição para esses profissionais. Nossa região, infelizmente, é precária no sentido da falta de informação sobre o assunto. Antes das eleições, nós, os advogados, e a própria OAB, enquanto instituição, estamos tentando viabilizar palestras para todos os candidatos ao cargo para informá-los a questão jurídica de proteção em relação à criança e ao adolescente”, finaliza.