O Delegado Geral da Polícia Civil, Luiz Carlos Dantas, nomeou quatro delegados que vão investigar o assassinato da advogada Maria Danielle Ximenes, crime ocorrido na última sexta-feira, 22. A portaria, assinada no fim da tarde de ontem, atende à solicitação da Secional Ceará da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE). O inquérito será presidido pelo delegado Franco Pinheiro, auxiliado pelos delegados Rodrigues Júnior e Márcio Gutierrez. A coordenação das investigações ficará a cargo  do delegado Jairo Pequeno.

A informação foi repassada pelo próprio Delegado Geral em reunião, no início da noite desta segunda-feira, 25, com o presidente da OAB-CE, Valdetário Andrade Monteiro, que esteve acompanhado pelo presidente da Caixa de Assistência aos Advogados do Ceará (CAACE), Leandro Vasques; pelo coordenador do Centro de Apoio e Defesa do Advogado e da Advocacia, José Navarro; além dos advogados José Maria Rios e Cícero Quezado.

Na ocasião, Valdetário Monteiro informou que o assassinato de Danielle Ximenes e o atentado sofrido, também na sexta-feira, 22, pelo advogado Marcus Vinícius de Oliveira Vieira causam comoção e preocupação na advocacia. O presidente da Secional da Ordem comunicou ao Delegado Geral da Polícia Civil que a Ordem formou uma comissão para acompanhar as investigações policias com relação aos dois crimes.

Além do próprio presidente da OAB-CE,Valdetário Monteiro, participam o presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas do Advogado, Leonardo Barreto; os conselheiros estaduais Kennedy Ferreira, José Armando Costa Jr. e Roberio Carvalho; o coordenador do Centro de Apoio, José Navarro; e os advogados José Maria Rios e Cícero Quezado.

Luiz Carlos Dantas colocou o aparato policial para investigar crimes cometidos contra advogados. O objetivo é punir os culpados em todos os casos em que advogados foram vitimados. O Delegado Geral ressaltou, inclusive, que na maioria deles, os criminosos já foram identificados e encarcerados.

CRIMES CONTRA ADVOGADOS

No caso do assassinato do advogado criminalista Murilo Muniz Chaves, ocorrido em março de 2007, todos os réus estão presos e condenados. Ele foi morto na Avenida Presidente Costa e Silva (Perimetral), no bairro Jangurussu.O advogado foi atraído para o local do crime através de uma ligação telefônica. Recebeu tiros de pistola à queima roupa.

Na morte de André Camurça, um indiciado está preso e outros com mandado de prisão preventiva decretada. O advogado criminalista foi encontrado em uma pedreira na cidade de Acarape, em abril deste ano. O corpo apresentava perfurações por objeto cortante e lesões causadas, possivelmente, por pedras.

Sobre o crime que vitimou o advogado Antonio Jorge Barros, fato ocorrido no ano de 2010no Eusébio,  há suspeitos presos, mas mesmo assim as investigações continuam sendo desenvolvidas pela polícia civil.

O Delegado Geral da Polícia informou que a delegada Lindalva Lima da Silva foi destacada para investigar o atentado sofrido pelo advogado Marcus Vinícius de Oliveira Vieira, atingido por dois tiros na madrugada da última sexta-feira, 22, na Avenida Humberto Monte.