retrospectiva-oab_site_apoio-aos-advogadosA OAB Ceará, por meio do Centro de Apoio e Defesa do Advogado e da Advocacia, contabilizou mais de 30 denúncias de violência contra advogados ocorridas em 2016. O coordenador do núcleo, José Navarro, informou que todos os casos foram devidamente acompanhados pela Ordem.

Ao todo, o Centro de Apoio promoveu mais de 720 atendimento no ano. Entre as ocorrências estão ameaças a advogados, multa imposta a advogado no exercício da profissão, abuso de autoridade, morosidade processual, comunicação com cliente preso, entre outras. Foram 33 ofícios encaminhados e 98 processos acompanhados nos tribunais de primeira e segunda instância.

Navarro explica que os episódios de abuso de autoridade contra advogados por parte de agentes de segurança pública foram encaminhados à Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública do Estado. Já os casos de violência e ameaça por parte de clientes são direcionados às autoridades policiais. “A OAB acompanhou cada passo no sentido de pedir celeridade para que os responsáveis sejam punidos”, disse.