montagem5Nesta quarta-feira (08/02), a OAB Itinerante passou pelas cidades de Iguatu (pela manhã) e Brejo Santo (à tarde). A diretoria da Ordem conversou com os advogados das regiões, a fim de entender as principais reivindicações e tentar solucioná-las. Algumas medidas já foram tomadas.

IGUATU

Em Iguatu, a manhã começou repleta de novidades para os advogados da região. Durante a passagem da OAB Itinerante pela localidade, a diretoria da Ordem se reuniu com a magistratura, Ministério Público e Defensoria Pública no Fórum Desembargador Boanerges de Queiroz Facó.

A visita resultou em um projeto muito valioso para a advocacia e a sociedade. “Tendo em vista o grande acúmulo de processos, solicitamos um mutirão para o juizado especial de Iguatu e para as turmas recursais onde existem 25 mil processos tramitando. Essa reivindicação já chegou ao Tribunal de Justiça, que acabou de confirmar que Iguatu será palco de um mutirão. É efetivamente o trabalho da Ordem in loco, possibilitando que tenhamos uma Justiça cada vez mais célere e efetiva”, ressalta o presidente da OAB-CE, Marcelo Mota.

Depois da visita, a diretoria seguiu para a subsecção de Iguatu, para encontrar os advogados da região e entender as principais demandas. Para o presidente da Subsecção, Marco Antônio Sobreira, a interiorização é muito importante para o desenvolvimento das ações da OAB no Estado. “Entendemos que este projeto é relevante para que a diretoria da OAB Ceará veja de perto quais são os problemas enfrentados pela advocacia do interior. Nós que fazemos a advocacia da região nos sentimos honrados”, pondera.

O tom de empoderamento foi comum às comissões locais, caso da Comissão da Mulher Advogada da OAB de Iguatu, que por meio de sua presidente, Olga Magalhães, aproveitou o momento para ressaltar suas atuações. “Levamos à sociedade explicações sobre os direitos das mulheres, saúde, violência doméstica e acesso à Justiça”, disse.

O vice-prefeito de Iguatu, Marcos Sobreira, presente no evento, disse que diversos projetos para fortalecer deixando a parceria da gestão municipal com a OAB, o jurisdicionado e a população. “Estamos vendo em conjunto com a Ordem a construção de uma penitenciária em Iguatu. A Secretaria de Justiça e Cidadania terá um encontro com a OAB de Iguatu para definir algumas questões, a fim de que possamos por em prática esse projeto”, ressaltou.

BREJO SANTO

No período da tarde, a comitiva da OAB Ceará percorreu pela região do Cariri Oriental, especificamente, na cidade de Brejo Santo. A diretoria da Ordem teve uma reunião com a advocacia e ouviu as principais demandas. Dentre as reinvindicações estavam as más condições dos fóruns da região, a violação das prerrogativas e a falta de celeridade nos processos.

Na ocasião, a Subsecção empossou quatro delegados. Os advogados Petrucio Muniz Ferreira, Jaelcio Pereira Vidal, Amanda de Santana, Expedito Magalhães Neto e Sebastião Furtado Alves. Os presentes prestaram juramento e assinaram o termo de posse ao lado do presidente Marcelo Mota e passarão a contribuir com o trabalho da OAB Ceará no Interior.

Segundo o presidente da Subsecção do Cariri Oriental, Armando Basílio, o projeto OAB Itinerante é de grande valia. “Por meio dessa iniciativa, aproximamos a advocacia militante no interior do Estado com a diretoria da entidade, a qual podemos aferir a problemática enfrentada pelo causídico interiorano. Além disso, elaboramos uma pauta que contemple nossas reivindicações”, comenta.

O advogado, Diego Pinheiro, comentou algumas problemáticas e parabenizou a iniciativa da OAB Ceará. “A gente pode destacar a violação das prerrogativas nos órgãos voltados para a justiça, bem como o arbitramento de honorários que ainda existe muito desrespeito. Esse trabalho que a Ordem Cearense está fazendo é muito importante para que possamos explanar as dificuldades aqui enfrentadas”.

Participaram também das reuniões o presidente da ESA Ceará, Marcell Feitosa e o presidente da CAACE, Erinaldo Dantas

Próximos destinos (09/02): Crato (8h) e Juazeiro do Norte (14h)