A Comissão da Diversidade Sexual e Gênero da OAB-CE lança, na próxima quinta-feira (28/06), a cartilha LGBTI+, que contêm os direitos e as lutas da população LGBTI+. O dia faz alusão ao Orgulho de Ser, celebrado no dia 28 de junho. A iniciativa tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do combate à homofobia para a construção de uma sociedade livre de preconceitos e igualitária, independente do gênero sexual. O evento será realizado no Teatro do Cuca Mondubim, a partir das 14h.

Vanessa Venâncio, presidente da Comissão de Diversidade Sexual e Gênero da OAB-CE, reforça que o instrumento é um guia de orientação sobre as formas de denúncias da violação de direitos da comunidade LGBTI+. “É um trabalho de defesa da cidadania e direitos dessa população por meio de informação. A cartilha trata sobre pontos como nomenclaturas etc”, explica.

No evento, além do lançamento, haverá reflexão sobre os direitos e as conquistas da comunidade desde a declaração universal dos direitos humanos até os dias atuais. “Essas informações também são essenciais, a fim de que se acabe com a falta de conhecimento que resulta na violação dos direitos”, completa Vanessa.

A OAB-CE é parceira do evento junto com a Coordenadoria de Políticas Públicas Para Juventude da Prefeitura de Fortaleza, Coordenadoria Estadual de Políticas Públicas Para LGBT e Coletivo lgbtqueens.

Confira a programação:
14h: Lançamento da cartilha da comissão de diversidade sexual e gênero da OAB-CE :”Seus direitos em todas as cores”.
15h: Colóquio de debates. Tema: “comunicação, sexualidade e gênero”, debatido por Narciso Junior, Vanessa Venâncio, João Bento e Dediane Sousa.
16h: Palestra: LGBTQ na universidade, ministrada por Syssa Monteiro.
17h30min: Apresentação cultural – Baile da Haus com o grupo de performance ” Haus of Silva”. Performance de mulheres trans e drags.
14h às 17h: Feira empreendedora LGBTI+, na parte externa do teatro.

Serviço
Dia do Orgulho de Ser
Data: 28/06
Local: Teatro do Cuca Mondubim (Rua Santa Marlúcia, SN, Bairro Mondubim)
Horário: a partir das 14h