Na tarde da última segunda-feira, 20, o presidente da OAB-CE, Valdetário Andrade Monteiro, recebeu, ao lado do conselheiro estadual Moaceni Félix Filho, representantes da União dos Advogados Públicos Federais do Brasil (Unafe), que apresentaram requerimento solicitando a realização de audiência pública para discutir os problemas estruturais porque passam os advogados públicos federais no Ceará.

Segundo Lana Mara de Moura, delegada estadual da Unafe, e Daniel Viana Teixeira, diretor da 5ª Região da Unafe, os integrantes das carreiras de advogado da União e procurador federal, ao contrário de outras unidades da federação, não contam até hoje no Ceará com instalações comuns, estando separados por setores em diversos imóveis alugados e sem condições de abrigar dignamente a categoria. Algumas das instalações, conforme denúncia feita, já foram até condenadas pela Defesa Civil devido às condições insalubres que podem ser comprovadas por laudos técnicos.

Os representantes da Unafe solicitam que para a audiência pública sejam convidados o procurador chefe da Procuradoria da União, o procurador chefe do Núcleo de Assessoramento Jurídico no Ceará, procurador chefe da Procuradoria Federal no Ceará, além dos advogados e procuradores federais lotados no Estado. O presidente da OAB-CE, Valdetário Andrade Monteiro, manifestou seu apoio à luta da classe, destacando que a audiência pública deverá ser marcada para o segundo semestre, podendo ocorrer ainda dentro das atividades da Semana do Advogado. “É nosso compromisso discutir de forma plural, ampla e aberta, com todos os envolvidos nesta questão que envolve advogados da União e procuradores federais”, afirmou Monteiro.