A procuradora Geral de Justiça, Maria do Perpétuo Socorro França Pinto; o secretário da Fazenda do Estado do Ceará, Carlos Mauro Benevides Filho; os promotores de Justiça Nelson Gesteira e Pedro Casimiro, integrantes do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) e os promotores de Justiça do Núcleo Especial de Combate à Sonegação Fiscal (NAESF) apresentam, dia 09/11, às 10h30, o resultado da Operação Nacional Contra a Sonegação Fiscal, na sede da Procuradoria Geral de Justiça, na rua Assunção, 1.100 – José Bonifácio.

No último dia 20 de outubro, foi realizada a Operação Nacional de Combate à Sonegação Fiscal, coordenada pelo GNCOC (Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas). A ação consiste na mobilização nacional de combate à sonegação fiscal e envolve 21 Estados e o Distrito Federal, com seus respectivos Ministérios Públicos Estaduais e as Secretarias das Fazendas. Esta foi a primeira vez que o Estado do Ceará participou de tal investigação.

A Operação Nacional de Combate à Sonegação Fiscal, coordenada pelo Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC) foi deflagrada, dia 20 de outubro. Através desta mobilização nacional de combate à sonegação fiscal, o GNCOC conseguiu identificar fraudes fiscais em empresas de vários ramos de atividade.

Iniciada em 2009, a operação apurou a significativa e também alarmante marca de R$ 4 bilhões, que deveriam ter sido aferidos aos cofres públicos, através do recolhimento de tributos; mas que foram sonegados pelos contribuintes. Este ano, a expectativa de valores sonegados gira em torno de 2,5 bilhões de reais.
GNCOC

O GNCOC é um grupo formado por membros dos Ministérios Públicos Estaduais e da União, criado em 2002, pelo Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Justiça (CNPG), depois que uma organização criminosa que atuava no ramo de adulteração de combustíveis assassinou o promotor de Justiça de Minas Gerais, Francisco José Lins do Rêgo Santos, com o intuito de planejar ações integradas de combate às organizações criminosas.

O Grupo é composto pelos Ministérios Públicos Estadual e Federal, Polícias Federal, Civil e Militar. As operações, geralmente, são conduzidas pelo GNCOC, Polícias Rodoviárias, Receitas Estadual e Federal, Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), a Agência Nacional do Petróleo (ANP), a Secretaria de Direito Econômico, a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), dentre outros órgãos.

Fonte: Ministério Público do Ceará