Como forma de contribuir para o processo eleitoral, a Fundação Escola Superior de Advocacia do Estado do Ceará (Fesac) deu início, na manhã de hoje, 26, com apoio da Ordem dos Advogados do Brasil e da Associação dos Jovens Advogados de Fortaleza e Região Metropolitana (Ajaforte), a uma série de debates com os candidatos à Prefeitura de Fortaleza.

O primeiro postulante a apresentar o seu Plano de Governo e propostas para a cidade foi André Ramos, do PPL. O candidato comentou que a iniciativa da Fesac é muito importante para Fortaleza porque é uma oportunidade que os prefeituráveis têm de se tornar conhecido e mostrar seu trabalho. “É um momento rico para o município. Esse tipo de ação contribui muito com a democracia. No caso do meu partido é ainda mais importante porque se trata de uma agremiação nova”.

André Ramos disse que o seu Plano de Governo ainda está em construção em virtude de a candidatura estar na fase de debate com a população para saber quais as necessidades das pessoas.  A principal preocupação do candidato é a geração de emprego e renda, já que o fortalezense vive com o segundo pior salário do Brasil. Outra proposta é trazer de volta as indústrias para Fortaleza. “Vamos sugerir à Câmara Legislativa um Plano Municipal de Indústrias Avançadas, uma parceria com as universidades para trazer outros tipos de produção industrial para a capital”. Segundo ele, Fortaleza precisa de produção industrial como carro-chefe da economia.

Além disso, o postulante à Prefeitura informou que vai voltar forças para a educação no sentido de mudar a questão pedagógica. Para ele, as crianças passam pela escola sem saber ler direito.  “Vamos aumentar o orçamento para educação e garantir o piso para o professor”, acrescentou.  André Ramos acredita que a Prefeitura deve entrar com recursos para a construção do metrô. “Vamos fazer corredores exclusivos para ônibus”. Promover a arborização de Fortaleza também é promessa de campanha.

De acordo com o diretor executivo da Fesac, Caio Valério Falcão, a OAB-CE sempre esteve presente em todos os episódios políticos de importância, como representante do povo, e não era dessa vez que ficaria de fora. “É uma forma de ajudar o cidadão a escolher o seu candidato”. Para ele, Fortaleza terá uma das eleições mais disputadas dos últimos tempos e a população tem uma importante tarefa de eleger a melhor proposta. “A Fesac é, acima de tudo, uma casa de ensino que abre seu espaço para as discussões sobre o futuro da cidade”, pontuou.

O evento contou com a presença do presidente da Ajaforte, Daniel Aragão. A cada semana a Fesac vai realizar um novo encontro com os prefeituráveis, sempre às quintas-feiras, das 9h às 11h . No próximo dia 2 de agosto é a vez de Elmano Freitas, do PT. Seguido por Francisco Gonzaga (PSTU), Heitor Férrer (PDT), Inácio Arruda (PC do B), Marcos Cals (PSDB), Moroni Torgan (DEM), Renato Roseno (Psol), Roberto Cláudio (PSB) e Valdeci Cunha (PRTB). Por ordem alfabética.