A partir do dia 20 de agosto, todos os advogados terão que usar o sistema de peticionamento eletrônico, que será obrigatório FOTO: KIKO SILVA

Com o objetivo de preparar os integrantes da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Ceará (OAB/CE) para o peticionamento eletrônico, obrigatório a partir do próximo dia 20, o Fórum Clóvis Beviláqua, deu início, ontem, ao curso para os advogados. A OAB acredita que será preciso mais tempo para avançar na capacitação da classe e também do novo sistema.

A primeira turma, formada por 18 profissionais, foi treinada na manhã de ontem. À tarde, foi capacitada a segunda turma, com a mesma quantidade de alunos. As aulas estão sendo ministradas por integrantes do Grupo de Trabalho de Sistemas de Gestão Processual de 1º Grau.

Segundo o chefe do serviço de implantação de sistemas do Fórum, Leandro da Silva Taddeo, a adesão ao curso tem sido grande. A expectativa era de contar com 100 advogados, mas o número de inscritos chegou a 450. O evento durou duas horas.

“A proposta é de fazer com que o advogado venha para o curso e descubra como funciona esse novo sistema da petição. Antigamente, era tudo feito no papel e, depois, mandavam para o protocolo. Agora, tudo será feito pela internet, portanto, muda muita coisa”, comentou Taddeo.

Juristas

Ele explicou que a maioria dos juristas já podia fazer o peticionamento eletrônico há cerca de dois anos, mas muitos deixaram para conhecer o sistema somente agora. “Não é algo que se possa fazer de uma hora para outra. Isso envolve o certificado digital, por exemplo. Alguns ainda têm certa resistência”, disse. O presidente da OAB-CE, Valdetário Monteiro, afirmou que o órgão vem lutando para adiar a obrigatoriedade do peticionamento eletrônico, principalmente por não saber se o sistema vai suportar a demanda.

“Nós apoiamos a iniciativa e sabemos que o processo virtual é uma via que não tem retorno. Mas é algo que precisa ser melhor pensado e também estruturado. Hoje (ontem), por exemplo, o sistema está fora do ar. O que o advogado vai fazer nessas horas?”, destacou o presidente.

Monteiro acrescentou que para preparar o maior número de advogados para o novo sistema, a OAB conseguiu diminuir o custo do cartão utilizado no certificado digital, de R$ 50 para R$ 35. Todos que tiverem o cartão vão receber um leitor digital.

“Estamos realizando uma série de atos porque queremos ajudar no processo. Mas as paralisações do sistema e a obrigatoriedade já no dia 20 vão dificultar muito, por mais que a gente corra”, frisou o presidente.

THIAGO ROCHA
REPÓRTER

Fonte Diário do Nordeste