“A OAB-CE tem desenvolvido admirável trabalho na defesa dos interesses da categoria”

Reunia-se, em 7 de janeiro de 1933, no então Fórum de Fortaleza, a comissão provisória designada pelo Instituto dos Advogados para implantar a Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE), projeto já concretizado em outras capitais. Meses depois, em 30 de março, foi realizada a assembleia para compor a diretoria da Seccional, à qual compareceram os 92 advogados que compunham o primeiro quadro da OAB-CE. É essa data considerada o marco de instalação da Seccional da Ordem em nosso Estado.

Desde então, a OAB-CE tem desenvolvido admirável trabalho na defesa dos interesses da categoria, lutando pela garantia do exercício da profissão, num mercado que exige do advogado cada vez mais qualificação e presteza no atendimento às necessidades das pessoas que a ele recorrem para a concretização e defesa dos seus direitos.

O crescimento econômico do Estado e o fortalecimento da iniciativa privada proporcionam terreno fértil para os advogados, o que gerou um impacto positivo no jeito de fazer advocacia cearense: os profissionais se destacam pelo dinamismo, qualificação, solidez e eficiência nos serviços prestados, oferecendo não apenas a representação em juízo, mas também a orientação para a prevenção de litígios.

Por outro lado, com a difusão de informação e a conscientização da sociedade sobre direitos e garantias, a demanda judicial tem aumentado exponencialmente, o que traz para o Estado o desafio da efetivação do acesso à Justiça, pelo que têm os advogados cearenses lutado incessantemente.

Um reflexo dos esforços empreendidos pela Ordem é a modernização experimentada pela Justiça cearense, que se manifesta em ações como a virtualização, conferindo maior celeridade à tramitação processual, e a implantação dos Juizados Especiais, viabilizando o acesso à Justiça e proporcionando uma resposta jurisdicional mais efetiva, apesar das dificuldades humanas e materiais a serem ainda superadas para que o Judiciário atenda os anseios da sociedade.

A diretoria da Ordem no Ceará e o seu Conselho Seccional têm adotado destacado papel na defesa intransigente das prerrogativas profissionais e do Estado de Direito democrático, reafirmando o papel da entidade como umas principais reservas morais da história do Brasil e de nosso Estado.

Diante do relevante papel desempenhado pela OAB-CE, hoje, passados 80 anos, os advogados e a sociedade cearense têm muito a celebrar pelo amadurecimento da instituição, instrumento e porta-voz do cidadão na luta pelo Direito e pela democracia.

Cid Marconi Gurgel de Souza é advogado e mestre em Direito Constitucional. O artigo foi publicado na edição do jornal O Povo de 4 de fevereiro de 2013.

Confira o link do artigo: http://www.opovo.com.br/app/opovo/opiniao/2013/02/04/noticiasjornalopiniao,3000379/advocacia-celebra-80-anos-da-oab-ce.shtml