Iniciada em maio deste ano, a campanha “Advogado Valorizado, Cidadão Respeitado” é mais uma das bandeiras levantadas pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). No Ceará, o presidente da Secional, Valdetário Andrade Monteiro, argumenta que a valorização dos advogados e, consequentemente, a defesa das prerrogativas, é um trabalho conjunto, a ser realizado pelas comissões e, também, pelas Subseções do Ceará.

No Estado, o adesivo da campanha está disponível na sede da OAB-CE e nas 12 Subseções com o objetivo de disseminar a proposta da instituição de valorização profissional.

Tema recorrente de encontros, a defesa das prerrogativas foi apresentada como uma meta nacional durante a realização do Colégio de Presidentes da OAB em Belém (PA), em maio deste ano. Na ocasião, presidentes de Secionais apresentaram relatos de casos de honorários fixados em valores baixíssimos, caracterizando evidente desvalorização da profissão e da classe.

De acordo com o presidente da OAB-CE, Valdetário Andrade Monteiro, é preciso exigir respeito quanto à fixação e contratação dos honorários advocatícios, sejam estes sucumbenciais ou contratuais. As principais reclamações, no entanto, referem-se à supressão das prerrogativas especialmente por parte de órgãos que integram o Executivo e das agências reguladoras.

Valdetário defende a realização de uma campanha de conscientização sobre a importância das prerrogativas com foco na prevenção e de cunho educativo, buscando aproximar o advogado da entidade. “É preciso que a classe conheça e faça valer os seus direitos. Muitas vezes, os profissionais não sabem como proceder diante de uma violação”, diz.