Na noite da última sexta-feira (25), a Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Ceará (OAB-CE) promoveu a terceira edição da comenda que homenageia advogados que também exercem o magistério no ensino superior. A comenda leva o nome do primeiro reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Antônio Martins Filho.

A abertura da solenidade contou com a participação do coral da OAB cantando o hino nacional. Vanilo Cunha, um dos 16 agraciados, falou em nome dos homenageados e declamou uma carta de agradecimentos a pessoas que certamente tiveram grande importância na carreira destes professores. O agradecimento teve destaque à família, aos professores, aos alunos e a Deus.

Durante a cerimônia, o presidente da OAB-CE, Valdetário Andrade Monteiro saudou os agraciados e enfatizou em seu discurso a importância do estudo para o desenvolvimento de qualquer atividade e crescimento da sociedade. Parabenizou os professores pela admirável missão de serem os agentes responsáveis por este desenvolvimento.

Foram homenageados Alberto Fernandes de Farias Neto, Antonino Fontenele de Carvalho, Antônio Carlos Fernandes, Antônio Daudet Gondim Barreto, Bráulio Eduardo Pessoa Ramalho, Fernanda Cláudia Araújo da Silva, José Armando da Costa Júnior, José Erivaldo Oliveira dos Santos, José Jales de Figueiredo Junior, José Orlando Ferreira Sousa, Kleber Rocha Sampaio, Marcelo Rodrigues Pinto, Marco Antônio Castro Costa, Regina Mara Sá Palácio Câmara, Rômulo Weber Teixeira de Andrade e Vanilo Cunha de Carvalho Filho.

A medalha foi criada em 2010 pelo atual presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Ceará (CAACE), Júlio Ponte. Em seu pronunciamento, Julio Ponte falou do motivo desta homenagem aos professores. “A ideia surgiu para homenagear os professores advogados dos cursos de Direito do nosso estado porque sempre reputamos que os professores inspiram o Direito, eles inspiram gerações, formam gerações de advogados, de juízes, promotores, professores, eles formam as mais variadas gamas do exercício da advocacia e do direito”, disse.

Neste ano, a edição contemplou 16 professores com a medalha. A defensora pública e professora da Universidade de Fortaleza (Unifor) há 13 anos, Regina Mara Câmara, ficou honrada com o reconhecimento da Ordem. “É sempre muito gratificante a gente ter um reconhecimento de um trabalho que a gente vem exercendo com muito amor, com muito carinho já há tanto tempo, porque dar aula é um ato de amor antes de mais nada e esse reconhecimento é mais importante do que qualquer outra remuneração que possa advir do trabalho”.

Além do presidente da OAB-CE, Valdetário Andrade Monteiro, participaram da solenidade o vice-presidente da instituição, Ricardo Bacelar; Jardson Cruz (secretário geral), Roberta Vasques (secretária geral adjunta) e Marcelo Mota (tesoureiro). O coordenador de ensino da Fundação Escola Superior do Estado do Ceará (Fesac), Vanilo Cunha, além da reitora do Centro Universitário Estácio do Ceará, Ana Flávia Alcântara, e o deputado federal, Artur Bruno.