Três mil pessoas foram atendidas com consulta gratuita sobre previdência social, na III Caravana Social, promovida pela Comissão de Direito Previdenciário da OAB-CE, na manhã desta quarta feira (4), na praça do Ferreira. O mutirão, realizado entre 7 e 12 horas, mobilizou 30 advogados voluntários da Comissão e técnicos do INSS. Dos 3 mil interessados que receberam orientações, 1 mil e 500 tiveram um segundo atendimento agendado para uma das agências do INSS, onde o caso deverá ser resolvido. O presidente da OAB-CE, Valdetário Monteiro, participou da abertura da Caravana.

Uma fila se formou cedo diante das duas tendas da Previdência, armadas no centro da Praça. Homens e mulheres, trabalhadores formais e informais, contribuintes ou não, buscavam informação correta e, se possível, um encaminhamento. Nos minutos de sol intenso, eles leram a Cartilha da Previdência, lançada pela OAB-CE, por meio da Comissão, e com o apoio da CAACE e do Banco do Nordeste. A cartilha para o público e cursos para advogados são duas das estratégias para reduzir a falta de informação correta, que tem impedido ou atrasado a concessão de benefícios.

Segundo a presidente da Comissão, Regina Jansen, os casos mais comuns surgidos no mutirão foram de aposentadoria por tempo de contribuição e por idade, e sobre benefício assistencial para quem tem mais de 75 anos e nunca contribuiu com a Previdência Social. “O benefício é previsto na Lei Orgânica de Assistência Social-LOAS, mas os idosos têm dúvidas que dificultam o acesso a esse direito”, afirmou. Jansen informou também que foram feitos 150 registros no Cadastro Nacional de Informação Social-CNIS. “O resultado foi muito positivo sob todos os aspectos”, concluiu.