Idoso_Meio_BannerA Comissão do Idoso da OAB-CE lançará a campanha Idoso Não Pode Esperar, nesta sexta feira (6), com uma ação voluntária durante toda a manhã, na Praça do Ferreira. Os advogados vão distribuir material informativo e prestar orientação gratuita sobre os direitos assegurados na Constituição e no Estatuto do Idoso para quem tem mais de 60 anos de idade. Um dos direitos que vem sendo desrespeitado nos juizados, fóruns e tribunais, é o da tramitação prioritária dos processos, estabelecida no artigo 71 do Estatuto.

Segundo o coordenador da campanha e membro da Comissão do Idoso, Raphael Castelo Branco, como o número de novos processos de quem tem mais de 60 anos é cada vez maior, é cada vez maior a espera a que o idoso se submete, e é cada vez maior também o número dos morrem antes de ter o seu direito cumprido. “As conseqüências são trágicas e cruéis, para um segmento da sociedade que vive um período da vida em que muito se precisa de proteção”, afirma o coordenador.

“Certos de que o advogado é a força e a voz do idoso, e de que a justiça do idoso começa com o advogado, decidimos ir para as ruas, numa campanha pela prioridade processual para o idoso”, explica o presidente da OAB-CE, Valdetário Monteiro. “Queremos convencer o mais graduado magistrado da mais alta corte até o mais simples serventuário da menor comarca de que esta é uma luta de toda a sociedade”, completa o presidente. A campanha da OAB-CE segue até novembro, com ações nas comarcas da capital e do interior.