DSC_1402O presidente da OAB Ceará e Coordenador eleito do Colégio de Presidentes de Ordem, Valdetário Andrade Monteiro, participou com o presidente da OAB Nacional, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, da solenidade de inauguração oficial da nova sede da seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil. O prédio histórico – que passou por 18 meses de restauração e recebeu o nome de Edifício Plínio Barreto – fica no centro de São Paulo, em localização estratégica nas imediações do Palácio da Justiça, do Ministério Público Estadual, do Fórum João Mendes, da Câmara Municipal, da Praça da Sé e do Largo São Francisco, que sedia a Faculdade de Direito da USP.

Marcus Vinicius Furtado Coêlho e o presidente da OAB-SP, Marcos da Costa, receberam o vice-presidente da República, Michel Temer; o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski; o ministro da Secretaria Federal da Micro e Pequena Empresa, Afif Domingos; a ministra da Cultura, Marta Suplicy; o deputado federal por São Paulo e presidente da Frente Parlamentar da Advocacia, Arnaldo Faria de Sá; o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad; os Membros Honorários Vitalícios Cezar Britto; Ophir Cavalcante Junior; Roberto Antônio Busato e Rubens Aprobato.

Em seu pronunciamento, Marcus Vinicius destacou o contexto histórico para a advocacia paulista. “A antiga sede da Ordem, que agora funcionará como sede da Escola Superior da Advocacia de São Paulo, foi inaugurada quando haviam cerca de três mil advogados no Estado. Hoje, são 350 mil profissionais em mais de duzentas subseções e mais de 15 mil escritórios. Portanto, São Paulo merece e estava mais do que na hora de ganhar uma sede à altura da importância não somente numérica, mas também qualitativa que representa para a Justiça do País”, disse. O presidente nacional da OAB também enumerou as recentes conquistas da advocacia no âmbito federal, com destaque para a inclusão das atividades advocatícias no Simples.

Claudio Lamachia, vice-presidente nacional da OAB, comemorou o que chamou de “momento de simbolismo” para São Paulo. “A gestão do presidente Marcos da Costa está realizando o sonho de toda uma categoria, acalentado por muitos anos. A infraestrutura deste espaço é extraordinária e reflete a importância, a pujança da advocacia e do cidadão paulista. A advocacia representa a cidadania e, por via de consequência, tem de sempre reafirmar seu compromisso com as causas democráticas”, frisou Lamachia.

Marcos da Costa, por sua vez, destacou a parceria com a OAB Nacional para o cumprimento de mais este objetivo. “Trata-se do primeiro grande investimento em 82 anos de OAB São Paulo. E não seria possível – pelo menos da maneira que se deu – sem o fundamental apoio do Conselho Federal da Ordem. Esta inauguração também é a readequação da seccional a uma realidade completamente diferente que hoje vive a advocacia paulista. Ao passo que toda a gestão administrativa e estratégica ficará reunida neste prédio, a ESA ocupará a antiga sede, pois assim não deixamos em segundo plano a capacitação e o aperfeiçoamento”, explicou.

Também estiveram presentes os presidentes das seccionais da OAB Mato Grosso do Sul, Júlio César Rodrigues; da OAB Rondônia, Andrey Cavalcante; da OAB Rio Grande do Sul, Marcelo Bertoluci; e da OAB Rio de Janeiro, Felipe Santacruz.

Histórico

O edifício, esquina da Rua Maria Paula com a Avenida Brigadeiro Luiz Antônio, foi construído na década de 50, para abrigar a sede administrativa do grupo empresarial de Sérgio Ugolini, empresário que teve papel na vida pública paulista, ocupando cargos como Presidente da Dersa (1971 a 1975), Secretário de Obras da Prefeitura, Diretor da Associação Comercial de São Paulo, Presidente e fundador da Associação Brasileira do Cobre e vice-presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).

Na época, o Estado de São Paulo se consolidava como força industrial da América Latina e a cidade vivia um boom imobiliário, começando e consolidando o processo de verticalização da capital, por conta da nova fase de desenvolvimento urbano. Em termos arquitetônicos, o Concretismo marcou a década de 1950, compondo edificações com rigor geométrico e o emprego de materiais industrializados (ferro, alumínio, vidro e concreto). A fachada do edifício que abrigará a nova sede da OAB SP acompanha o traçado da esquina, traduzindo uma curvatura típica, que remonta a obras como o contemporâneo Copan, de Oscar Niemeyer. Nesta época (década de 1950) a futura metrópole ganhou ainda o Parque do Ibirapuera, também projeto de Niemeyer, e o Conjunto Nacional (Av. Paulista), com traços do arquiteto David Libeskind.

Nas décadas de 1960 e 1970, tem início o processo de degradação do centro histórico de São Paulo, aprofundado na década de 1980. O movimento de transferência de parte do centro financeiro da cidade, rumando para a Avenida Paulista, foi decisivo para o destino do prédio, que foi desocupado pelo grupo empresarial Ugolini e teve algumas locações esporádicas para diferentes usos. Antes da aquisição pela OAB SP, ficou fechado por cerca de dez anos.