Grupo interlocuçãoA Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Ceará (OAB-CE) e o Tribunal de Justiça (TJ) definiram, na manhã desta terça-feira (19), o cronograma de reuniões do Grupo de Interlocução. As reuniões acontecerão sempre na primeira terça-feira de cada mês e será um importante canal para debater as principais demandas da advocacia no Estado.

No encontro de hoje, realizado com o vice-presidente da OAB-CE, Ricardo Bacelar, o tesoureiro Marcelo Mota, e a presidente do TJCE, desembargadora Iracema do Vale, foram debatidos diversos tema, como a entrada dos advogados no Fórum Clóvis Beviláqua, farmácia do advogado, centro de inclusão digital, o novo CPC, câmaras de mediação obrigatórias, concurso para juízes e o programa de estágio para estudantes de Direito no Fórum Clóvis Beviláqua.

Para Ricardo Bacelar, a advocacia necessita, cada vez mais, exercitar o diálogo institucional com os gestores de organismos judiciais. “O objetivo é discutir as demandas, os problemas e os pontos importantes que dizem respeito ao exercício da advocacia e o funcionamento das estruturas que se relacionam com os advogados e as advogadas”, ressalta.

De acordo com o tesoureiro Marcelo Mota, é importante destacar o canal de diálogo a partir do Grupo de Interlocução. “Esse canal é um meio para que a advocacia e o poder judiciário estadual tratem importantes temas que afetam o dia a dia profissional. Vale lembrar que esse grupo já obteve inúmeras vitórias, tais como a ampliação do horário de funcionamento dos fóruns até às 18h, o protocolo postal e o primeiro concurso para magistrado que está em curso”, disse.

O Grupo de Interlocução foi criado em julho de 2013 como meio de aproximar as realidades do judiciário e da advocacia, buscando soluções para os problemas que afetam a prestação jurisdicional. Pela OAB-CE, o Grupo de Interlocução é coordenado pelo vice-presidente Ricardo Bacelar, pelo secretário geral Jardson Cruz, e pelo tesoureiro Marcelo Mota.