Grafitagem_CUFAParceria entre a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Ceará e a Central Única das Favelas (CUFA) vai beneficiar seis jovens egressos do sistema penitenciário estadual. Os jovens vão grafitar 400 metros do tapume da obra da nova sede da OAB-CE com temas relacionados à justiça, inclusão social e igualdade racial. A grafitagem, chamada Cores da Advocacia, já teve início nesta terça-feira, 4, e será concluída no próximo domingo, 9.

Os jovens fazem parte de projeto desenvolvido em conjunto pela CUFA e pela Secretaria de Justiça do Ceará desde 2012, com apoio de empresas privadas e instituições públicas, beneficiando ex-detentos do Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira II, em Itaitinga, e do presídio de Pacatuba, com cursos de grafitagem.  Preto Zezé, presidente da CUFA Nacional, disse que o objetivo da entidade é transformar os espaços sem vida em locais coloridos, com mensagens a favor da igualdade social.

Davi Favela, coordenador dos cursos de grafitagem da CUFA, explica que, infelizmente, o sistema penitenciário brasileiro é espécie de extensão das favelas, isso porque os detentos, em sua grande maioria, são negros, pobres e oriundos de locais marginalizados das cidades.  Ele informou que, dos seis jovens beneficiados pela parceria com a OAB-CE, quatro são ex-detentos e dois menores egressos de apreensões pela polícia.

O presidente da OAB-CE, Valdetário Monteiro, salientou que, além de impedir que vândalos pichem os tapumes da obra da nova sede, a parceria com a CUFA vai propiciar a divulgação de mensagens que já viraram tradição na história da entidade. “Eixos de lutas históricas da OAB, como a cidadania, o acesso à justiça e a inclusão social, estarão representados nessa obra de arte, que, certamente, será vista e apreciada pelas milhares de pessoas que trafegam diariamente pela avenida Washington Soares”, frisou.