CaminhaMulher (20)A Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE), por meio da OAB Mulher, participou, na última quarta-feira (25), da caminhada “Fortaleza Diz Não à Violência Contra a Mulher”. O evento ocorreu em alusão ao dia internacional da luta pelo fim da violência contra a mulher e é uma iniciativa da Prefeitura de Fortaleza. Além da OAB-CE, a caminhada reuniu representantes de movimentos feminista, sociedade civil e Sindicato dos Comerciários de Fortaleza, entre outros.

Na ocasião, a presidente da OAB Mulher, Manuela Praxedes, reafirmou o compromisso da Ordem Cearense com o enfrentamento à violência contras as mulheres, pois, segundo ela, a OAB-CE também cumpre o seu papel social ao participar de eventos dessa natureza. “A OAB-CE tem esse papel de estar presente nos movimentos sociais e, por meio da Comissão, nós queremos que isso seja cada vez mais presente”, disse.

A advogada ressaltou, ainda, a importância do Movimento Mais Mulheres na OAB. “Nas eleições 2015, a OAB-CE teve grande avanço, uma vez que as chapas, obrigatoriamente, tinham que ter 30% de mulheres em sua composição”. Manuela disse que a OAB Mulher tem trabalhado de forma intransigente não só pela igualdade dentro da Ordem, mas também pela igualdade de gênero de uma forma geral, para todas as mulheres da sociedade.

Ao final do evento, a advogada afirmou que a OAB-CE tem fortalecido parcerias com os gestores públicos e com a Coordenadoria de Políticas para as Mulheres, tanto do município quanto do Estado para reafirmar o compromisso da Ordem com a luta pelo empoderamento feminino e o fim da violência.

De acordo com a coordenadora de políticas para as mulheres da Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos, Márcia Aires, eventos como este são importantes, pois a maioria das mulheres agredidas não é acompanhada pela rede de atendimento que é oferecida gratuitamente. “Então, o intuito da caminhada é dar visibilidade à rede de atendimento às mulheres, e fortalecê-la”. Outro objetivo apontado por Márcia é a reivindicação para a construção de outras Delegacias de Mulher. Segundo ela, “a única Delegacia da Mulher de Fortaleza funciona em estado precário, comparada às delegacias de outros Estados”.