13062173_600909526726971_1577375077208410828_nNesta segunda-feira (25/04), a Comissão de Saúde da OAB Ceará, em parceria com a Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde Pública (MP-CE), fez uma visita surpresa no hospital Instituto José Frota, na Parangaba. O objetivo da inspeção é avaliar a estrutura física, os profissionais disponíveis, equipamentos e medicamentos do hospital. A iniciativa faz parte de uma série de visitas que serão feitas a unidades hospitalares com obras inacabadas e abandonadas ao longo dos meses de abril e maio. Ao final, será realizada uma audiência pública no dia 20 de junho.

De acordo com o presidente da Comissão de Saúde da OAB Ceará, Ricardo Madeiro, as condições em que se encontra o Instituto José Frota são lastimáveis. “As enfermarias são abertas a terrenos baldios, os banheiros são mal conservados e pouco higienizados, a sala de recuperação é subdimensionada para apenas três leitos. O galpão da emergência é algo aterrorizante, encontramos paciente de 86 anos à espera de cirurgia, sendo higienizados na frente de todos. Cerca de 60 pacientes do sexo masculino e feminino estavam acomodados em massa no galpão, de maneira indigna”, avaliou Madeiro.

Ainda durante a visita, os membros da Comissão constataram que a equipe médica do hospital está incompleta, 60% dos profissionais do hospital Frotinha da Parangaba são contratados por meio de terceirização, de forma autônoma ou cooperativa. Nas unidades de enfermaria, também foram encontrados medicamentos vencidos.

Em relação à obra do anexo do Instituto, foi observado que a construção está 80% concluída. Segundo Madeiro, se a obra estivesse finalizada, o hospital teria no mínimo mais 60 leitos disponíveis aos pacientes. Os membros da Comissão pretendem continuar com as inspeções até o dia 23 de maio. O objetivo é fazer um levantamento completo do quantitativo de leitos que seriam disponíveis, caso todas as obras paralisadas fossem concluídas.