mediação 1O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Ceará (OAB-CE), Marcelo Mota, a vice-presidente, Roberta Vasques, e a presidente da Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem da Ordem, Darlene Braga, estiveram reunidos com o desembargador Francisco Gladyson Pontes, supervisor do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).

O objetivo do encontro foi debater a implementação de parceria entre as entidades para a instalação de um Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) na OAB-CE. Na ocasião, Marcelo Mota disse que a iniciativa é muito importante, tanto para a sociedade, quanto para o advogado, que vai atuar frente a uma nova cultura, a da mediação e conciliação, prevista pelo Novo Código de Processo Civil.

mediação 2A vice-presidente, Roberta Vasques, destacou que a nova cultura da mediação e conciliação é necessária para a pacificação social e vai contribuir para a diminuição dos processos na Justiça. Para Darlene Braga, a necessidade de mediação e conciliação dos conflitos “é uma realidade que não podemos fugir. A comissão vem com essa função, de esclarecimento, de aproximação dessa nova realidade para a advocacia”.

O desembargador destacou que tão logo a parceria seja firmada serão realizados os primeiros cursos para capacitar mediadores e conciliadores. Também estiveram presentes ao encontro as juízas Natália Gondim, coordenadora do Centro Judiciário de Fortaleza, e Jovina D’ávila Bordoni, coordenadora adjunta do Centro Judiciário da Capital, além de membros da Comissão da OAB Ceará.