Na tarde da última segunda-feira (19/11), os membros da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa estiveram na escola EEEP Mário Alencar para a premiação do II Concurso de Redação. Nesta edição, o tema central foi “A Educação como Meio de Intervenção nos Direitos da Pessoa Idosa”.

O ganhador do concurso, Jonatas de Sousa, recebeu um tablet como prêmio e irá utilizar para auxiliar nos estudos. “Fico feliz em receber esse prêmio e por poder representar minha escola. Agora, irei me dedicar mais ainda aos estudos e o tablet irá ajudar nisso”, comemora. Além disso, outros alunos que receberam 2º e 3º lugar também foram premiados com outros itens.

Segundo o presidente da comissão, Raphael Castelo Branco, o concurso promoveu a intergeracionalidade, além de proporcionar a interação entre os jovens e a OAB. “O resultado foi positivo, pois os alunos estudaram e escreveram sobre os direitos da pessoa idosa. A participação da família na construção dos textos também é outro fator que colaborou para o bom desempenho dos alunos”, afirma.

Para o professor da escola, Eliezer Evangelista, o momento foi importante, pois os alunos aprimoraram a sua escrita, além de aproximar os jovens da temática. “Debatemos o assunto em sala de aula, pesquisamos, fomos atrás de dados para estruturar os textos e o nível ficou muito bom. Escolher os ganhadores foi um trabalho difícil”, explica.

De acordo com o coordenador do concurso e membro da comissão, Rafael Dutra, o concurso colaborou para a disseminação e ampliação do conhecimento dos alunos. “Ficamos felizes com as redações. Os textos foram bem redigidos, os alunos trouxeram conteúdos jurídicos e apresentaram um bom desempenho. A OAB consegui atingir seu objetivo de estimular o conhecimento entre os estudantes”, explica.