A Comissão de Direito Imobiliário da OAB Ceará, participou por meio do advogado e presidente da Comissão, Gilvando Figueiredo, da matéria que discorre sobre imóveis leiloados, publicada pelo portal O Povo Online no último domingo (27).

Veja matéria completa na íntegra:

Comprar imóvel leiloado vale a pena?

Preço mais baixo desse tipo de imóvel atrai especialmente investidores; entender prós e contras é fundamental

Nos primeiros meses da pandemia, empresas que trabalham com leilões online registraram aumento significativo na procura por pregões, que se transformaram em uma opção de investimento interessante para movimentar caixa durante a crise. Entre os segmentos que se destacam com essa intenção, está o de imóveis, que costuma conceder descontos de 30 a 50% em relação ao valor de mercado. Mas será que preços tão baixos não escondem alguns poréns?

Geralmente, os imóveis leiloados são oriundos de financiamento imobiliário e disponibilizados para revenda após certo tempo de inadimplência do comprador original. Na compra, a maior vantagem é a condição comercial, já que os preços praticados são muito menores do que o usual, pois não têm o lucro como objetivo; no entanto, esses imóveis não são adequados para qualquer tipo de consumidor, segundo o presidente da Comissão de Direito Imobiliário da OAB Ceará, Gilvando Figueiredo.

“Quem está buscando tem o sonho da casa própria e quer se mudar a curto prazo, por exemplo, precisa avaliar bem o leilão, pois existem algumas possibilidades de recurso que podem atrasar a finalização da compra e a ocupação do imóvel adquirido. Nesses casos, também é importante fazer uma análise técnica da condição do imóvel – no momento, é preferível que esse tipo de cliente adquira um imóvel novo, com boas condições de garantia, ou ainda na fase de construção”, explica o advogado.

Investidores, porém, podem se beneficiar de imóveis leiloados no momento, já que o mercado imobiliário voltou a estar aquecido em virtude da baixa nas taxas de juros do País. “Quem está com dinheiro parado no banco está perdendo, então investir em outros cenários – como o setor de imóveis – voltou a ser um grande atrativo. As coisas voltaram a acontecer para a construção civil, e é um momento animador tanto para quem está comprando quanto para quem está vendendo”, completa Gilvando.

O que observar no imóvel?
Sem dúvidas, o preço é o que mais atrai compradores aos leilões de imóveis. No entanto, para que possíveis custos (financeiros ou sociais) não se sobreponham ao desconto oferecido, é necessário que o arrematante observe alguns fatores antes de fazer o seu lance, lembra o corretor e avaliador de imóveis Anchieta Dourado. Confira os principais aspectos que devem ser considerados:

> O PREÇO

Mesmo que o imóvel pareça um excelente negócio, o corretor não aconselha compras que ultrapassem 70% do valor de mercado do imóvel. Nesses casos, a dica é buscar oportunidades no mercado imobiliário convencional. Também é importante avaliar se a estrutura e o estado de conservação do espaço condizem com o preço ofertado, o que pode ser avaliado através de consultorias de corretores e avaliadores de imóveis.

> LOCALIZAÇÃO

Para o investidor, é mais interessante comprar imóveis um pouco mais caros em bairros que estão crescendo do que imóveis muito baratos em bairros que não têm perspectiva de valorização, aconselha Anchieta. Isso porque, em futuras negociações, pode haver uma perda financeira considerável – que até ultrapasse o desconto inicial do leilão – graças à desvalorização que imóveis em bairros pouco desenvolvidos ou muito violentos costumam sofrer.

> CONSERVAÇÃO

Caso o espaço necessite de reformas, é essencial contratar uma consultoria técnica que avalie os custos previstos para o imóvel antes de fechar negócio. Muitas vezes, o preço das modificações não compensa a compra com desconto em leilão, ultrapassando o teto de 70% do valor de mercado recomendado pelo corretor.

> OCUPAÇÃO

Imóveis que ainda estão ocupados pelo morador inadimplente podem gerar dor de cabeça para o novo comprador. Por isso, prefira imóveis desocupados e/ou comerciais e sempre cheque se o morador anterior possui algum comprometimento com o imóvel, como dívidas de IPTU, condomínio ou outras despesas que aumentem o valor final de compra do espaço.

Atenção!
Ainda que realizados por instituições financeiras de confiança, leilões costumam ser complexos e o preço baixo dos imóveis nem sempre compensa o investimento, especialmente para quem busca um espaço para uso residencial. Especialistas recomendam que os compradores busquem sempre a consultoria qualificada de corretores/avaliadores de imóveis, advogados (para verificar a documentação necessária) e engenheiros ou arquitetos.

Link: https://mais.opovo.com.br/jornal/pop-imoveis-e-construcao/2020/09/26/comprar–imovel-leiloado-vale-a-pena.html