O presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas, reuniu-se com o presidente da OAB Subsecção Sertões de Crateús, Alexandre Maia, na última segunda-feira (16), na sede da Seccional Cearense. Em pauta, a importância da manutenção de Ararendá como comarca autônoma, a apresentação do projeto para construção da sala da Ordem no Fórum de Ararendá, além da necessidade de ação para diminuir o elevado acervo processual na comarca de Independência.

Para Erinaldo Dantas, o momento foi de grande importância para debater pautas de interesse da advocacia que serão articuladas junto ao Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE). “Nós discutimos a necessidade do Tribunal de Justiça rever o plano de Poranga, Ipaporanga e Ararendá, assim como fez com Monsenhor Tabosa, onde estivemos no Tribunal e conseguimos sensibilizar o Tribunal. Vamos tentar sentar mais uma vez e rever a situação dessas três cidades. Inclusive, a questão da obra da sala de Ararendá, uma obra importante, pois é necessário que a OAB-CE tenha uma boa sala no local para atender a advocacia da região. Discutimos também a questão de Independência e a necessidade de fazer um mutirão para que a gente possa diminuir o atraso dos processos”, defende.

Alexandre Maia explica que os pleitos apresentados visam melhorias não apenas para a advocacia, mas para o melhor funcionamento do Poder Judiciário. “A ideia é levar ao conhecimento do Tribunal de Justiça a necessidade da manutenção de Ararendá como pólo judiciário e comarca autônoma, continuando a atender os municípios de Poranga e Ipaporanga, pelo fator de proximidade entre as três cidades, que estão separadas por 34km. Na reunião, também foi apresentado ao presidente Erinaldo Dantas um esboço do projeto de construção da sala da OAB junto ao Fórum de Ararendá, visto que é o único fórum da região que não contempla sala da Ordem. Outra pauta debatida, foi no sentido da OAB intervir junto do Tribunal de Justiça com objetivo de realizar um trabalho de descongestionamento do elevado acervo processual existente na comarca de Independência”, destaca.