Na quinta-feira, 25/03, o conselho pleno da OAB Ceará, durante a 1º sessão ordinária de 2021, aprovou, por unanimidade, o requerimento para transformação do caráter de funcionamento da Comissão de Promoção da Igualdade Racial, de Temporária para Permanente, nos termos do Regimento Interno. Em agosto de 2020, o conselho pleno aprovou a criação da comissão. Clique aqui e confira a matéria na íntegra.

O presidente da OAB Ceará, Erinaldo Dantas, ressaltou que a decisão foi mais uma das ações afirmativas desenvolvidas pela Ordem Cearense. “A comissão tem o papel fundamental de promover e contribuir para a erradicação da discriminação racial, além de disseminar conhecimento e desenvolve projetos junto à sociedade. Com a transformação em caráter permanente ratificamos a importância do trabalho que a comissão vem desenvolvendo”, afirmou.

A conselheira estadual e relatora do processo nº37853/2020, Christiane Leitão afirma que “a criação da Comissão da Igualdade Racial é marco na história da OAB Ceará. Saber que a partir de hoje ela torna-se permanente é motivo de alegria. Ficará esse legado tão importante”, complementou.

Raquel Andrade, presidente da comissão, recebeu a aprovação com alegria. “A comissão vem desenvolvendo um belo trabalho desde a sua criação. Atualmente, estamos em diálogo com o Governo para associar critérios étnicos raciais a delimitação de grupos prioritários na vacinação contra a covid-19. Já promovemos a 1ª Conferência Estadual para a Promoção da Igualdade Racial no fim do ano passado. O conselho aprovando a transformação do caráter em permanente nos enche de alegria e motivação para continuar criando ações que venham para somar com a temática na advocacia e sociedade”, afirmou.