Na noite desta quarta-feira (28), no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE), foi lançado o livro “A tolerância no processo eleitoral brasileiro: contornos jurídicos e perspectivas”, do advogado e presidente da Comissão Especial de Ética na Política e de Combate à Corrupção Eleitoral da OAB-CE, André Xerez. A obra traz uma reflexão sobre os atuais inimigos da democracia, que promovem a disseminação da intolerância para angariar a simpatia do eleitorado, além de trazer ao debate a responsabilidade da Justiça Eleitoral e a sua atuação diante das manifestações intransigentes.

O secretário-geral da OAB-CE, David Peixoto, destacou a conduta ilibada de André Xerez e a sua credibilidade no exercício da advocacia. “Hoje é um dia histórico para a OAB-CE. Que vossa excelência possa servir de exemplo para os jovens advogados e advogadas. Fica então, comprovado por meio de seu comportamento, que é possível pleitear, investir na carreira acadêmica e ainda assim gozar de toda credibilidade. Vejo em você todos os predicados para um futuro brilhante que se avizinha”, elogiou.

Esteve presente na cerimônia o jurista e procurador-geral do município de Fortaleza e também autor do prefácio da obra, Martonio Mont’Alverne. Em seu discurso, ele enfatizou o sucesso na carreira do advogado e falou da troca constante que tiveram ao longo da jornada acadêmica. “André representa um verdadeiro interlocutor do diálogo e demonstra toda a sua excelência na pesquisa aqui apresentada. Isso para nós, como professor, não poderia ser mais gratificante. Sinto profunda alegria e orgulho, por compartilhar com vocês essa publicação que é fruto de uma maturidade intelectual, que começou ainda na graduação e que se estende até o momento do doutorado e irá persistir por toda a sua trajetória” declarou.

André Xerez afirmou que seu livro é resultado de uma pesquisa iniciada em 2016 e que representa a extensão de pesquisas sobre a importância da democracia no processo eleitoral. “Esta edição é um chamado para que a sociedade fique atenta ao menor sinal de inflexibilidade. Percebemos que a intolerância pode ser demonstrada em vários aspectos na sociedade: seja na política, quando tentamos aniquilar o ponto de vista do outro, na área social, quando não respeitamos a existência do diferente, em atitudes como o machismo, a homofobia e a misoginia. Todas essas vertentes atacam radicalmente a construção de um governo democrático e é preciso combatê-las”, pontuou.

O vice-presidente da CAACE, Waldir Xavier, demonstrou satisfação em fazer parte do lançamento e fez pontuações sobre o tema. “André você foi muito feliz na escolha da temática, pois a tolerância é a matriz da constituição, sempre trazendo para o protagonismo a dignidade humana, e que vem sendo postergada nos dias atuais. Parabéns por trazer à tona um assunto extremamente necessário para os nossos dias”, finalizou.

Compuseram a mesa, o autor do livro e presidente da Comissão Especial de Ética na Política e de Combate à Corrupção Eleitoral da OAB-CE, André Xerez; o secretário-geral da OAB-CE, David Peixoto; o vice-presidente da CAACE, Waldir Xavier e o jurista e procurador-geral do município de Fortaleza, Martonio Mont’Alverne.