Dando prosseguimento ao primeiro dia da IX Conferência Estadual da Advocacia, foi realizado, na OAB-CE, um debate sobre educação, cultura e sustentabilidade nos novos modelos de gestão, para a advocacia 2030. Conversa ocorreu no auditório da Ordem e integra uma série de 16 painéis a serem realizados ao longo dos três dias de evento, ministrados por grandes nomes da advocacia e do meio jurídico nacional.  A conferência teve início no dia 13 e seguirá até o dia 15, com oficinas e mesas-redondas. Saiba mais sobre a abertura aqui.

Estavam na mesa o secretário-geral da Ordem, David Sombra Peixoto, o presidente da Comissão de Gestão Jurídica e Estratégica, Alexandre Aguiar Maia; a 1ª Vice-Presidente da Comissão de Gestão Jurídica e Estratégica da OAB/CE, Rayana Guedes; a 1º vice-presidente da Comissão Especial de Apoio à Advocacia Corporativa, Juliana Guedes; e Eva Rolim, advogada integrante das duas comissões. Ao fim do evento, o Diretor entregou certificados da Conferência aos palestrantes.

Na ocasião, David Peixoto comentou sobre a importância dos profissionais do direito construírem um bom relacionamento com o público externo e no ambiente de trabalho, para além do conhecimento técnico. “Teoria é muito importante, mas a prática também traz muito. A intenção é que o cliente tenha prazer em lhe ligar e, para isso, você deve conhecer bem o ambiente de trabalho dele, assim como ele deve compreender seu serviço”, comentou.

A condução foi realizada por Alexandre Maia que comentou acerca da ineficiência das instituições de ensino superior no ensino de gestão jurídico. “Comunicação jurídica está ultrapassada, até a forma como a gente se veste, os jargões, precisamos conhecer até a forma como se veste, os jargões, precisam se comunicar direito com o cliente. Além disso, precisamos focar nas finanças, quebrar um outro estereótipo, de que advogado não entende de matemática. Isso vira uma crença limitante que vai para a questão financeira e, também, prejudica nosso profissional”, afirmou o presidente da Comissão de Empreendedorismo.

Nesse cenário, a vice-presidente da Comissão salientou as ações do grupo de trabalho, que envolvem propostas voltadas diretamente às instituições de ensino. “Queremos, cada vez mais, promover o ensino de gestão jurídica nas universidades. Por que todos nós aprendemos na marra a gerir nossa carreira, mas como Ordem, assumimos esse papel de mudar essa questão”, disse Rayana Guedes.