Na última terça-feira (05/12), a Comissão Especial de Mediação e Conciliação da OAB Ceará, realizou, no auditório da ESA Ceará, Hugo de Brito Machado, o lançamento oficial da Cartilha de Boas Práticas para Mediação de Conflitos, onde, na ocasião, aconteceu também a solenidade de posse de 23 advogados e advogadas que irão integrar os quadros da Comissão. 

Compuseram a mesa: Christiane Leitão, vice-presidente e coordenadora de Comissões Temáticas da OAB Ceará;  Adhara Camilo, presidente da Comissão Especial de Mediação e Conciliação da OAB Ceará; Vanja Fontenele, desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE); Graça Quental, desembargadora aposentada do TJCE e Jucileide Vasconcelos, representando Socorro França, secretária de Direitos Humanos do Estado do Ceará.

Leitão, comemorou o lançamento da cartilha. “Estarmos hoje celebrando este lançamento, fecha com chave de ouro um grupo de ações que realizamos ao longo de 2023, e posso citar como uma das principais, o lançamento da nossa ‘Semana de Conciliação’, que foi um verdadeiro serviço à sociedade e a Comissão Especial de Mediação e Conciliação tem realizado isso com muita maestria”, disse a vice-presidente da Ordem Alencarina.

“Nós queremos impactar os advogados e mostrar a importância dessas ferramentas. Todo o conteúdo inserido na cartilha é de boas práticas para o advogado, para as partes, para os mediadores e para toda a sociedade que estiver interessada. A Comissão está instalando a nossa Câmara de Mediação onde outros colegas terão a oportunidade também de serem mediadores dentro da própria casa”, disse Adhara Camilo, presidente da Comissão Especial de Mediação e Conciliação da OAB Ceará. 

A desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), Vanja Fontenele, ressaltou sobre a parceria entre a Ordem e o Tribunal. “Acredito que a mediação e a conciliação são os paradigmas que nós temos para o futuro. Quando comecei, as pessoas não acreditavam que a Mediação e a Conciliação poderiam se transformar numa ferramenta jurídica algum dia. Foi um lindo trabalho em equipe e acreditamos que a Cartilha vai cumprir sim o seu papel”, afirmou. 

Na sua vasta experiência no judiciário e na seara da mediação, ainda sobre a prática jurídica da mediação e conciliação de conflitos, a desembargadora aposentada do TJCE, Graça Quental, acrescentou que os métodos consensuais são o caminho para a pacificação. 

Na oportunidade, a vice-presidente e coordenadora de Comissões Temáticas da OAB Ceará, empossou 23 advogados e advogadas como membros da Comissão Especial de Mediação e Conciliação da OAB Ceará. 

SOBRE A CARTILHA 

O guia é uma parceria da Seccional cearense com o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, e do Centro Judiciário da Comarca de Fortaleza-CE, e tem como objetivo oferecer orientações claras e práticas aos interessados na mediação de conflitos, sejam eles advogados (as) mediadores (as) partes em litígio ou qualquer membro da sociedade que deseje compreender melhor esse método de resolução de disputas. Clique aqui e confira.