O Centro de Apoio e Defesa do Advogado e da Advocacia (CADAA) da OAB Ceará apresentou o relatório anual da quantidade de atendimentos realizados durante o ano de 2023. Ao todo, foram prestados 2.047 atendimentos, em seus mais diversos canais, voltados a oferecer o suporte adequado aos advogados e advogadas do estado que sofreram algum tipo de violação em suas atividades profissionais com relação às prerrogativas.

Do total de atendimentos realizados em 2023, 1.120 foram realizados através do plantão da central, 346 pelo whatsapp e 252 por meio dos sistemas Dataged/Implanta. Além disso, foram realizadas 168 diligências preventivas e o acompanhamento de 161 processos judiciais. A partir dessas ações, são tomadas as providências necessárias à defesa da classe advocatícia, quando atingida em suas prerrogativas profissionais ou quando prejudicada no seu exercício profissional.

O coordenador do CADAA, José Navarro, destacou que o plantão de prerrogativas, que funciona 24 horas por dia, não deixou de funcionar nem mesmo em datas festivas do calendário. “Nosso balanço foi positivo porque conseguimos atender a todas as demandas que chegaram e concedemos os devidos retornos e respostas em 100% dos casos. Alguns atendimentos são apenas dúvidas e dificuldades dos advogados, mas parte significativa deles são violação de prerrogativas. O nosso desejo e missão é que haja diálogo entre as autoridades e operadores do Direito para que o os conflitos existentes sejam solucionados da maneira mais tranquila possível”, avaliou.

O diretor de prerrogativas da OAB-CE, Márcio Vitor Albuquerque, afirmou que a diretoria de prerrogativas vem acompanhando de perto o trabalho do CADAA, inclusive procurando atender todo tipo de situação que se trate de violação de prerrogativas, seja no âmbito das unidades penitenciárias, das delegacias de polícia, dos fóruns ou Justiça do Trabalho. “O apurado é que, de fato, a advocacia do estado do Ceará conta com uma estrutura que procura contemplar qualquer tipo de problema que desafie as prerrogativas da advocacia, inclusive no interior do estado, onde atuamos ao lado das subsecções, justamente para o (a) advogado (a) poder exercer o seu mister sem nenhum tipo de limitação”, explicou.

A equipe do Centro de Apoio da OAB-CE é composta pelo Diretor de Prerrogativas da OAB-CE, Marcio Vitor Meyer de Albuquerque; pelo coordenador do CADAA, José Navarro, e pelos advogados Paulo Oliveira, Meira Barbosa e Jéssica Alves. As atividades administrativas são de responsabilidade de Jaiana Rodrigues e da estagiária, Lizandra Pires.

Clique aqui e conheça todos os canais de atendimento do Centro de Apoio e Defesa do Advogado e da Advocacia (CADAA) da OAB-CE.