De forma conjunta, a Comissão de Direito Penitenciário (CDP) e a Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa (CDPI) da OAB Ceará, realizaram, na última sexta-feira (26/01), uma ação de cunho social, na Unidade Prisional Irmã Imelda Lima Pontes (UPIIMELDA), concedendo, com apoio da unidade, um café da manhã exclusivo para os internos idosos da unidade, que abriga cerca de 150 detentos, entre eles, idosos e pessoas vulneráveis, como internos com dificuldade de locomoção, além de pessoas LGBTI+.

A presidente da CDPI, Patrícia Viana, comentou sobre suas percepções durante a visita. “Percebemos, ao longo da visita, a realização de um trabalho desenvolvido com respeito, e a importância da ressocialização feito pela equipe da Unidade. São pessoas privadas de liberdade, mas de forma alguma, privadas dos seus direitos. Essas ações certamente poderão transformar a vida dessas pessoas melhores, para o retorno à sociedade”, finalizou.

“Realizamos esse evento, voltando nossa atenção à pessoa idosa privada de liberdade. Reforçamos que a população idosa tem uma série de limitações que precisam ser observadas e atendidas. Com esse evento procuramos proporcionar um momento de interação, inclusão e humanização dentro do sistema prisional. É necessário sim, se termos um olhar voltado à pessoa idosa encarcerada”, disse Adriana Alves, membro das duas Comissões envolvidas.

Participaram do momento: José Cavalcante, diretor da UPIIMELDA); Eduardo Rocha, diretor adjunto da UPIIMELDA; Cristiane Gadelha, coordenadora da Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso da Secretaria da Administração Penitenciária e os membros da Comissão de Direito Penitenciário da OAB-CE, Caroline Medeiros; Rayssa Mesquita; Annara Maria Bastos e Teodorico Menezes.

SOBRE A UNIDADE

A unidade prisional é voltada exclusivamente para a população carcerária idosa, pessoas com deficiência e LGBTI+ (gays, bissexuais, travestis), e tem como objetivo evitar casos de violência e preconceito.