Uma decisão histórica marca a gestão do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB). A Conselheira Federal pela OAB-CE e Ouvidora da Mulher do CFOAB, Katianne Wirna, estará à frente interinamente da Ouvidoria-Geral do órgão, no período entre 7 e 16 de março. É a primeira vez na história que o CFOAB terá uma Ouvidora-Geral Mulher.

A iniciativa, tomada pelo titular do cargo, José Augusto Araújo de Noronha, visa homenagear as inscritas na Ordem pelo Dia Internacional da Mulher, celebrado na próxima sexta-feira, 8 de março. Noronha destaca que a mudança também foi motivada pela proximidade da 4ª Conferência Nacional da Mulher Advogada, programada para acontecer em Curitiba (PR), nos dias 14 e 15 deste mês.

Katianne Wirna, ao assumir temporariamente o cargo, expressou sua visão sobre a importância desse marco: “A OAB Nacional tem vivido um momento de muito esclarecimento sobre a imprescindibilidade da atuação da Mulher Advogada nos espaços de poder da entidade e da sociedade. Nessa toada, a gestão Simonetti faz história e, pela primeira vez, uma mulher assume a Ouvidoria Geral do Conselho Federal da OAB, cargo até aqui só ocupado por homens. Divido com todas as Conselheiras Federais e mulheres do sistema OAB essa conquista. Cada uma de nós planta, através do seu trabalho diário e voluntário, sementes de participação igualitária e inclusão.”

A ouvidora interina explica que a decisão representa um passo significativo na promoção da igualdade de gênero e na valorização do papel da mulher na instituição. “A expectativa é de que essa iniciativa siga alargando o caminho para mais representatividade feminina nos cargos diretivos da Ordem”, conclui.