A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Ceará, por intermédio da CDS – Comissão de Direito Sindical, INDEPENDENTEMENTE DO MÉRITO DO TEMA SUBMETIDO À ASSEMBLEIA GERAL, vem manifestar seu mais profundo repúdio aos atos de violência ocorridos na última quinta-feira (04/04/2024), no Ginásio Aécio de Borba, envolvendo os professores da rede estadual do Ceará, reunidos em Assembleia Geral da categoria.

Nas imagens e vídeos que circulam nos meios de comunicação, se observam os atos de vandalismo e ataques praticados por um grupo violento contra os dirigentes do Sindicato APEOC, trabalhadores e professores, que, ao saírem do Ginásio, foram surpreendidos pelo arremesso de cadeiras e outros objetos, num claro atentado às suas integridades físicas.

O lamentável ocorrido ainda foi perpetrado contra os advogados do Sindicato APEOC, que estavam presentes no momento da Assembleia, à serviço da advocacia, tendo suas vidas expostas ao perigo instaurado naquele instante.

A OAB/CE reitera que os atos de violência e vandalismo ali praticados são injustificáveis e não são condizentes com a conduta dos profissionais da educação do estado do Ceará, que atuam cotidianamente para exercerem a nobre missão de educar e para manter preservada sua importância diante da sociedade.

A OAB/CE entende que situações como essa, ocorrida num ambiente no qual deve prevalecer o diálogo e a civilidade, vão na contramão dos princípios do Estado Democrático de Direito, das diretrizes basilares da educação, bem como da relação entre sindicalizados e entidade sindical.

Ressalta-se, pois, que o enfrentamento à violência é uma pauta fundamental para a construção de relações sociais mais justas e igualitárias. Dessa forma, reforçamos nosso total repúdio aos ataques ocorridos no Ginásio Aécio de Borba e reafirmamos o nosso compromisso com o respeito aos direitos humanos de todas as pessoas.