A Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE) apoia a terceira edição da exposição “O Que Não Nos Disseram”, idealizado pela jornalista Andressa Meireles, que reúne retratos gigantes de 16 mulheres que romperam o ciclo da violência. A mostra ocorrerá no próximo sábado, dia 13 de abril, a partir das 18h, no Museu da Imagem e do Som (MIS CE), em Fortaleza.

As duas edições anteriores da exposição “O Que Não Nos Disseram” também foram apoiadas pela OAB-CE e, na edição atual, as fotos são assinadas por 15 fotógrafas cearenses. A exposição foi pensada para ocorrer de forma interativa e inclusiva, com obras táteis, audiodescrição, tradução em Libras e legendagem para surdos e ensurdecidos, fruto de uma parceria entre o projeto, a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Universidade Estadual do Ceará (UECE). Além da praça do MIS, as obras vão ocupar a sala imersiva da instituição.

Por trás de cada retrato, histórias de superação de violências física, psicológica, sexual e patrimonial que ainda afetam milhares de mulheres no Ceará. Com foco nas protagonistas, o projeto valoriza a autoestima dessas mulheres e preza pela diversidade de raça, idade e classe social.

Quatro anos de ação
Ao longo dos quatro anos de existência do projeto “O Que Não Nos Disseram”, foram 35 histórias contadas diretamente pelas mulheres, com destaque para a diversidade e a pluralidade de idade, raça e classe social. A força da proposta reside na capacidade de apresentar outras perspectivas. “É um convite para quebrar estereótipos e reconectar-se com a própria identidade para além da violência sofrida”, explica Andressa. Ela reforça que a iniciativa vai ao encontro não só das mulheres, mas também dos homens, buscando promover uma reflexão nesses agentes sobre o que significa esse tipo da violência e encorajando todos a se posicionarem nesse combate.

Lançamento da terceira edição da exposição “O Que Não Nos Disseram”
Local: Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS CE) – Av. Barão de Studart, 410, Meireles.
Data: 13 de abril (Sábado), 18h.
Período: Em cartaz até 12 de maio de 2024
Funcionamento: Quarta e quinta-feira, de 10h às 18h; e de sexta a domingo, de 13h às 20h.
Acesso gratuito