A Rede Cearense de Ouvidorias Públicas (Rede Ouvir/CE) realizou, na quarta-feira (27/04), a primeira reunião ordinária de 2024, ocorrida na sede da Assembleia Legislativa do Ceará (ALECE). A ouvidora geral da Ordem de Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE) e coordenadora da Rede Ouvir/CE, Wanha Rocha, participou do encontro, que também celebrou o dia 16 de março, data em que se comemora o Dia do Ouvidor.

Dentre as pautas da reunião, foram tratados a definição do calendário de reuniões para 2024, as propostas para o aprimoramento da Rede Ouvir e também a inclusão de novos membros. Na ocasião, Wanha Rocha relatou que os encontros presenciais são realizados de forma descentralizada. “O nosso objetivo em realizar essa reunião aqui na ALECE é exatamente prestigiar a Ouvidoria Parlamentar da Assembleia Legislativa pelo trabalho excepcional que vem desenvolvendo”, afirmou.

Ainda de acordo com Wanha Rocha, é necessário que seja dada a devida importância às atividades desenvolvidas pelas ouvidorias do estado do Ceará porque elas são essenciais para o exercício da cidadania. “A Rede Ouvir/CE integra as ouvidorias públicas e ouvidorias afins do estado do Ceará para tratar de temas para o aprimoramento das ouvidorias”, explicou.

Recepcionados pela coordenadora da Ouvidoria Parlamentar da ALECE, Isabel Chaves, foi apresentada a ideia de transparência passiva, que se realiza através do recebimento de pedidos de informações, reclamações e denúncias, e de um trabalho educativo com os públicos interno e externo. “Nós prezamos pela melhoria contínua do serviço público e nada melhor do que uma ouvidoria para poder dar esse feedback”, apresentou.

Compareceram ao encontro: a ouvidora geral da Ordem de Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE) e coordenadora da Rede Ouvir/CE, Wanha Rocha; a equipe da Ouvidoria Parlamentar da ALECE; o ouvidor da Secretaria de Proteção Social do Ceará e presidente da Associação Brasileira de Ouvidores – seccional Ceará (ABOCE), Paulo Henrique Araújo Lima; a coordenadora da Ouvidoria da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), Larisse Maria Ferreira Moreira; o ouvidor da Perícia Forense do Estado do Ceará (PEFOCE), Heriberto Silveira; a auditora de controle interno da CGE, Natália Cecília de França; o assessor de Controle Interno e Ouvidoria da Polícia Militar do Ceará (PMCE), tenente-coronel Clauber Barbosa Melo; a Ouvidora da Camed Saúde, Maria Luiza de Sousa Barbosa; a ouvidora da Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPE/CE), Joyce Ramos; a ouvidora Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Ana Célia Cristina Belchior; e a coordenadora da Escola de Gestão da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Helderiza Queiroz.