A presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB Ceará, Patrícia Viana, participou, nos dias 06 e 07 de junho, do II seminário internacional sobre Violência contra à Pessoa Idosa, promovido pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), com o apoio da Comissão e demais instituições que buscam sensibilizar, educar e capacitar os participantes e o público sobre a importância da prevenção e enfrentamento da violência contra à pessoa idosa. 

“A proposta é que a iniciativa possa prover maiores informações à população, e conclamar a sociedade como um todo para combater qualquer tipo de violência que a população idosa possa sofrer. Foram dois dias intensos de palestras e debates, com palestrantes nacionais, internacionais e sobretudo, com a participação de pessoas idosas para o engrandecimento deste Seminário”, discursou Patrícia Viana. 

À frente do Seminário, a presidente da Comissão de Defesa e Proteção da Pessoa Idosa (CDPPI) do TJCE, Lira Ramos, destacou a importância da troca de experiências, que vem ocorrendo desde o ano passado. “O II Seminário busca apresentar essa interlocução entre a Academia e segmentos da sociedade. Finalmente, neste mês de junho, dedicado à conscientização da violência contra a pessoa idosa, o evento traz uma reflexão para que cada um de nós possa defender o engajamento de todos para a proteção dos direitos e do bem-estar da pessoa idosa”, pontuou.  

A programação do evento também contou com o lançamento do livro “Reflexões Jurídicas sobre os Direitos da Pessoa Idosa”. A obra foi organizada pela desembargadora do Tribunal de Justiça do Ceará e presidente da CDPPI, Lira Ramos, e pelo doutor em Direito Constitucional, Sidney Guerra Reginaldo.

O evento é uma realização do TJCE, por meio Comissão de Defesa e Proteção da Pessoa Idosa (CDPPI), em parceria com o TRE-CE, a Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Ceará (OAB-CE), Universidade Federal do Ceará (UFC), Associação Cearense dos Magistrados (ACM), Instituto Federal do Ceará (IFCE), Universidade Católica Portuguesa, Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM-Ceará), Associação dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Ceará (Aspjuce) e Associação Nacional de Gerontologia.

Também participaram da abertura o desembargador Francisco Gladyson Pontes, coordenador do Sistema de Juizados Especiais do TJCE e vice-presidente do TRE; as desembargadoras Silvia Soares de Sá Nóbrega e Cleide Alves de Aguiar; e o juiz Paulo de Tarso Pires Nogueira. 

Marcaram presença ainda Francisco Lucídio de Queiroz Júnior, vice-procurador-geral de Justiça do Ceará; a professora Diana Cristina Silva de Azevedo, vice-reitora da UFC; Bruno Fiori Palhano Melo, assessor de Desenvolvimento Institucional da Defensoria Pública do Ceará; Fabiane Dani – Presidente da Comissão Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, Presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB Juazeiro do Norte; Dante Jorge Cristino de Menezes – Presidente da Comissão Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Membro da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB/CE; João Araújo Monteiro Neto – Presidente da Comissão de Direito Digital da OAB/CE; Gabriel de Andrade Mesquita – Advogado, Membro da Comissão de Direito Digital da OAB/CE; Gabriela Lima – Presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família do Ceará.