A OAB Ceará realizou, no último sábado (23/10), o Congresso Cearense de Direito Previdenciário. Com grandes nomes desta seara do direito, o evento gratuito aconteceu de maneira presencial e online com transmissão pela plataforma da ESA-CE. A realização é da Comissão de Direito Previdenciário e Assistência Social da OAB-CE, da Escola Superior de Advocacia (ESA-CE), da Escola Aberta de Direito (EADir) e do Núcleo de Pesquisa em Trabalho e Seguridade Social (NUSSEG).

Dando início a mesa de abertura, o presidente da OAB Ceará, Erinaldo Dantas, destacou a importância dos trabalhos realizados pelos postos exclusivos de atendimento do INSS. “Através do pioneirismo da OAB Ceará, conseguimos concretizar um grande benéfico para a advocacia que são os postos exclusivos de atendimento do INSS. Temos funcionando na sede e nas grandes subsecções do Estado, de maneira presencial e remota. Esse resultado é fruto do trabalho da Comissão de Direito Previdenciário, juntamente, com a Ordem cearense”, afirmou.

O presidente da Comissão de Direito Previdenciário, João ítalo, em sua fala de abertura, pontou os desafios e conquistas da comissão ao longo da atual da gestão. “Hoje, estamos realizando este congresso de maneira híbrida e mais uma vez a OAB Ceará presta total apoio as nossas ações. Tivemos grandes desafios, ao longo triênio, mas também, muitas conquistas, e o sucesso do nosso congresso é prova disso”, acrescentou João Ítalo.

Presente na mesa, o diretor adjunto para as Subsseccionais da ESA-CE e presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa, Raphael Castelo Branco complementou que “os eventos realizados de maneira online facilitam o acesso daqueles que não podem comparecer de maneira presencial. Isso, também, é uma forma de trazer a advocacia do interior para mais próximo dos nossos cursos e congressos”, disse.

A advogada e atuante na área do direito previdenciário há mais de 20 anos, Alessandra Crescêncio Pereira participou da mesa de abertura. “Um evento como este é de suma importância, pois junta a advocacia previdenciária para debater e discutir pautas que estão em alta na nossa seara. Acredito que ao longo do dia, todos nós iremos sair aqui com o conhecimento renovado e novas perspectivas”, afirmou a advogada.

O assessor especial da presidência da OAB-CE para políticas de previdência social, Thiago Albuquerque, reforçou a atuação da advocacia previdenciária em tempos de pandemia. “Tivemos que nos adaptar a este novo momento e buscar formas de não parar as nossas atividades. É ótimo poder voltar gradualmente as atividades presenciais e o nosso congresso vem para mostrar a força da nossa luta”.

O primeiro painel da manhã “A advocacia que ninguém te ensinou” teve como o palestrante o presidente da Comissão de Direito Previdenciário, João ítalo. A palestra revisitou dicas de como conquistar clientes na advocacia previdenciária e criar conexão com o seu público alvo. O painel foi presidido pelo membro da comissão, Cândido Alexandrino Barreto Neto.

O evento respeitou os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19, mantendo o distanciamento social e o uso obrigatório de máscaras.

Confira a programação completa:

Congresso Cearense de Direito Previdenciário – Online
Data: 23/10/2021
Horário: 9h às 17h
Gratuito
Possibilidade de desconto na anuidade 2022 da OAB-CE.
Evento online – Transmissão: cursos.esace.org.br

Programação:
Professor: João Ítalo
Tema: A Advocacia que ninguém te ensinouProfessor: Thiago Albuquerque
Tema: Direito do Trabalho e Direito Previdenciário

Professora: Patrícia Bonetti (Participação Remota)
Tema: Desafios previdenciários às vésperas de complementar 2 anos da reforma

Professora: Simone Lima
Tema: Operação Pente fino do LOAS

Professora: Jane Berwanger (Participação Remota)
Tema: Aposentadoria Rural Depois da Reforma

Professor: George Ponte
Tema: Cases Simulados de Prática Previdenciária

Professor: Washington Barbosa (Participação Remota)
Tema: Provas do processo administrativo previdenciário

Recursal Mesa Redonda: Desafios das Mulheres Previdenciaristas
Daniela Silva, Tatiana Lambert, Jocasya Firmeza.