subsecoesA Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE) nunca esteve tão presente em todos os municípios do Interior do Ceará. Nos últimos anos, uma série de ações e projetos intensificaram o processo de interiorização da Ordem cearense. As instalações das Subseccionais de Canindé, Itapipoca, Tauá, Serra da Ibiapaba, Maciço de Baturité e Cariri Oriental demonstram o processo de aproximação da instituição com os advogados do Interior.

Atualmente, a Seccional da Ordem cearense possui 15 Subseccionais (Aracati, Cariri Oriental, Crato, Inhamuns, Juazeiro do Norte, Maciço do Baturité, Serra da Ibiapaba, Região Metropolitana de Fortaleza, Canindé, Crateús, Iguatu, Itapipoca, Limoeiro do Norte, Quixadá e Sobral).

Em todas as inaugurações, o presidente da OAB Ceará, Valdetário Andrade Monteiro, destacou a importância da interiorização. “Precisamos expandir a Ordem, mas em totais condições de realizar atendimento da melhor qualidade à advocacia cearense. Nosso objetivo sempre foi aprimorar as ações e construir equipamentos para atender a demanda de todo o Estado”.

Todas as Subseccionais da OAB no Interior possuem infraestrutura necessária para o trabalho do advogado. As sedes contam com auditório, salas de estudo, sala de reunião, gabinetes, computadores, escâneres, impressoras e espaço para futura ampliação.

As estruturas permitem ainda que advogados tenham espaço adequado para participar de cursos de capacitação, contribuindo para o intercâmbio do conhecimento.

A advogada Alice Maria Souza (OAB nº 31116) milita na Serra da Ibiapaba e disse que a estrutura da Subseccional em Tianguá atende à demanda da advocacia local. “Já precisei utilizar a infraestrutura da OAB Ceará em Tianguá e vi que lá tem tudo o que o advogado precisa para o exercício da advocacia. Os profissionais da região da Ibiapaba agora dispõem de um espaço também para capacitação e qualificação profissional, o que é muito importante em uma profissão cuja atualização é de salutar relevância. A gestão da OAB Ceará está de parabéns porque cumpriu a promessa e instalou um equipamento de grande utilidade para os advogados da Serra da Ibiapaba”.

SALAS DE APOIO

Outra ação da OAB Ceará em prol da interiorização foi a implantação de 165 salas de apoio no Interior. Com as estruturas, os advogados podem desenvolver com qualidade o trabalho. Localizadas em prédios públicos, as salas polarizam o sistema OAB por meio de uma política de interiorização iniciada em 2010, no primeiro mandato do presidente Valdetário Andrade Monteiro.

“As salas de apoio ao advogado têm a missão de garantir um trabalho digno a todos os profissionais do Direito que atuam no Interior, possibilitando o fortalecimento da Ordem e da advocacia, bem como representa a defesa das prerrogativas”, ressalta o presidente.