A abertura do VIII Congresso Brasileiro de Direito e Saúde – A Saúde e sua contemporaneidade, aconteceu na noite da última terça-feira (21/11), no auditório da sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE). O evento é realizado através da Comissão de Saúde (CS) da OAB-CE, do Instituto Brasileiro de Direito e Saúde (IBDS) e da Associação Nacional do Ministério Público de Defesa da Saúde (AMPASA). A cerimônia de abertura contou com a apresentação do grupo cultural Maracatu Solar e o evento tem programação até o dia 24 de novembro.

O presidente da Comissão de Saúde da OAB-CE e do IBDS, Ricardo Madeiro, abriu o Congresso, afirmando, em seu discurso, que muitas conquistas no âmbito do Direito da Saúde foram alcançadas ao longo dos últimos anos. “A compreensão do próprio Conselho Nacional de Justiça em visualizar o crescimento das ações judiciais relacionadas à saúde era assustador, e por este motivo, passou a ter olhares especiais. Em 2011, foi elaborado o I Fórum Nacional de Saúde, que veio a ocorrer no Tribunal de Justiça do Trabalho, o qual tivemos a grata satisfação participar, onde, nesse momento, deliberaram em criar os comitês executivos da Saúde dos estados, tendo sido nós os primeiros nomeados. Digo, nesta noite, que sejam todos muito bem-vindos e desfrutem dos debates e das maravilhas do nosso Ceará. Declaro aberto o VII Congresso Brasileiro de Direito e Saúde”, proferiu.

Em seguida, a procuradora de Justiça do Estado do Ceará e presidente de honra do VII congresso brasileiro de Direito e Saúde, Isabel Salustiano Porto, cumprimentou a todos e afirmou que “todo o trabalho que a gente vem construindo ao longo desses anos, tendo as divergências, evidentemente, vem conseguindo chegar no lugar comum para dar o melhor que nós temos, o melhor que nós buscamos entregar à sociedade cearense em termos de saúde pública e privada”, comentou.

Gustavo Brígido, advogado, professor, doutor em Direito Constitucional e membro da Comissão Nacional de Estudos Constitucionais do Conselho Federal da OAB, procedeu com a palestra magna de abertura do evento, afirmando que é uma alegria fazer parte de um Congresso tão importante para a sociedade e diversas categorias profissionais. “Temos uma Constituição que completa 35 anos, mas que já conta com 131 emendas. Ou seja, a nossa Constituição não para de se atualizar, ela sofreu a emenda 131 agora mudando o estudo da nacionalidade, as hipóteses de perda da nacionalidade, alternando o artigo 12 da Constituição. Mas sem perder de vista que os direitos sociais estão no centro da nossa construção e a Saúde é, sim, um direito social”, afirmou Brígido.

A abertura do evento foi marcada por uma série de homenagens a personalidades fundamentais à luta pelo Direito à Saúde e a cerimônia completa de abertura pode ser acompanhada através do canal do Youtube da OAB Ceará, clicando neste link.

A mesa do Congresso foi composta por: o presidente da Comissão de Saúde da OAB-CE e do IBDS, Ricardo Madeiro; a procuradora de Justiça do Estado do Ceará e presidente de honra do VII congresso brasileiro de Direito e Saúde, Isabel Salustiano Porto; o advogado e professor, Gustavo Brígido; a secretária executiva de atenção primária e políticas de saúde, Maria Valdenice Mota; a conselheira da OAB-CE e da Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE), Clara Petrola; o representante do Conselho das Secretárias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems), Rilson Sousa de Andrade; o representante do Conselho Estadual de Saúde do Ceará (CESAL-CE), José Araújo Júnior, e o Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região e vice-ouvidor do TRT 7ª, Plauto Carneiro Porto.

Confira a lista de homenageados na Abertura do VIII Congresso Brasileiro de Direito e Saúde:
1) Ana Cláudia Uchoa de Albuquerque Carneiro,
2) Antônia Dilce Rodrigues Feijão