Na tarde da última quarta-feira (13/12), aconteceu, no plenário Wanda Rita Othon Sidou, a 5ª Sessão Extraordinária do Conselho Consultivo OAB Jovem, a última do ano de 2023, que discutiu sobre demandas da advocacia do estado e contou ainda, com o lançamento oficial da campanha encampada pela OAB Nacional, intitulada “Número de inscrição não define competência” e com o anúncio da Conferência Estadual da Jovem Advocacia que acontecerá em 20 e 21 de junho de 2024. 

Compuseram a mesa: Erinaldo Dantas, presidente da OAB Ceará; Christiane Leitão, vice-presidente e coordenadora de Comissões Temáticas da OAB Ceará; Márcio Vitor de Albuquerque, diretor de prerrogativas da OAB Ceará; Júlia Barreto, presidente do Conselho Consultivo OAB Jovem; Waldir Xavier, presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE); Timóteo Fernando, conselheiro estadual e ex-presidente do Conselho OAB Jovem; Niefson Bruno, presidente da OAB Subsecção Itapipoca. 

A presidente do Conselho Jovem da seccional cearense agradeceu imensamente aos conselheiros pela presença e pela parceria ao longo do ano de 2023, em seguida, realizou o lançamento oficial da campanha “Número de inscrição não define competência”. Júlia Barreto destacou que a jovem advocacia é o presente e que todo o estado do Ceará apoia uma valorização da advocacia, e em especial, a dos jovens advogados e advogadas. 

Na ocasião, Barreto também realizou o anúncio da Conferência Estadual da Jovem Advocacia em 2024, que acontecerá na sede da sede da seccional cearense nos dias 20 e 21 de junho.

Erinaldo Dantas participou da sessão e reforçou a importância da Campanha. “Sem dúvidas, é uma campanha sensacional e magnífica pois infelizmente, ainda existe sim o preconceito não só com a jovem advocacia, mas com o jovem de uma forma normal, em todas as profissões. Sugiro que vocês tragam ideias para a presidente do Conselho, para que venhamos a fazer um planejamento da Jovem Advocacia para todo o ano de 2024”, disse o presidente da OAB Ceará. 

Christiane Leitão, vice-presidente da OAB Ceará, ressaltou sobre a relevância da valorização da jovem advocacia. “Estivemos juntos na conferência, foi um momento riquíssimo de partilhas e experiências e acredito que o maior legado que a gente pôde trazer e ainda, mais tocante, foi justamente a campanha “Número de inscrição não define competência”. O número de inscrição não é para trazer desrespeito e não está atrelado com a competência. É muito importante que a gente possa trazer de fato a valorização da advocacia”, acrescentou. 

Durante a sessão, o conselheiro jovem Oscélio Ramos, defendeu o requerimento de apresentação de um Relatório do Canal OAB de Registro de Ocorrências no Atendimento do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), tendo em vista que ao menos de 12 meses de sua implantação, o canal já tem recebido um alto volume de demandas e ocorrências voltadas para o balcão virtual e o atendimento aos magistrados do Tribunal. Clique aqui e saiba mais sobre a ferramenta. 

O diretor de prerrogativas da seccional cearense, Márcio Vitor de Albuquerque, aproveitou a oportunidade e realizou um convite aos conselheiros jovens para participar ativamente da Escola de Prerrogativas da OAB Ceará. “A Escola é um projeto que está caminhando lado a lado com o Tribunal de Defesa das Prerrogativas (TDP), bem como também com a diretoria da OAB Ceará, e é neste sentido que nós queremos e precisamos unir forças com vocês. Nossa intenção é treinar a advocacia acerca das suas prerrogativas, principalmente ao jovem advogado (a), através de cursos e outras atividades que irão auxiliá-los a entender o limite de suas prerrogativas”, pontuou.